Melhor calcinha para sua saúde: modelo, tamanho e até cor merecem sua atenção


Guarde a calcinha fio dental de renda preta para eventos muito especiais. Nos dias comuns, o ideal é usar uma calcinha que não prejudica a saúde íntima. Quer saber como ela é? Descubra a seguir.

Calcinha ideal para a saúde íntima

Modelo

O ideal é optar sempre por um modelo confortável, que não fique pegando em nenhuma parte, como a calcinha fio dental, por exemplo. A parte de trás desse tipo de peça íntima fica em contato direto com a pele, o que pode causar assaduras.

Elásticos

Se os elásticos da calcinha forem muito apertados, a pele vai ficar marcada, dolorida e as circulações sanguínea e linfática podem ser comprometidas. Se você estiver saudável, a circulação se restaurará rapidamente, mas os machucados na pele podem ficar por mais tempo.

Tamanho


Compre sempre calcinhas do tamanho perfeito para você. Além de desconfortáveis, calcinhas apertadas demais não vão deixar a pele respirar como deveria e podem comprimir os vasos linfáticos, causando celulite. Calcinhas largas, por sua vez, não vão te dar a segurança nem proteger a sua área íntima do atrito da calça jeans, por exemplo.

Cores

Algumas pessoas podem ter alergia a pigmentos usados para deixar as roupas coloridas. Se esse for seu caso, o ideal é optar por tecidos brancos, sem coloração. Lavar as roupas até que elas parem de soltar tinta também pode ajudar.

Tecido

Provavelmente você já ouviu do seu ginecologista que o ideal é usar calcinhas de algodão, mas você sabe o porquê? O motivo é a passagem de ar que o tecido permite, evitando que a vulva fique abafada e úmida, o que pode desequilibrar seu pH vaginal e permitir que micro-organismos oportunistas, como a Candida albicans, se prolifere e cause infecções. Os tecidos que mais causam irritação são os sintéticos, como o elastano e a renda.

Higienização

Ao contrário do que se imagina, lavar calcinha com amaciantes e alvejantes não é a melhor opção para deixa-las completamente limpa. Os resquícios desses produtos que ficam na peça podem gerar irritação na região íntima. Use sabão neutro, lave à mão, deixe secar em local arejado e passe a ferro,  pois a temperatura ajuda a eliminar micro-organismos.


Avalie este Artigo?

Mais pra voce!